sexta-feira, 15 de maio de 2009

GERMINAÇÃO DO FEIJÃO

Desde a ida à Biblioteca da EB23 onde escutámos a história do João e o Feijoeiro mágico, que ficámos curiosos como um feijoeiro fica assim tão grande que até chega ao céu.

E porque não tentar germinar o nosso próprio feijoeiro?
Uns boiões reaproveitados, canetas de acetato, feijões, algodão e uma taça com água é tudo o que precisamos para iniciar esta experiência de germinação na nossa sala de actividades.





Começámos por criar um ambiente agradável ao crescimento dos nossos feijões, desenhando nos boiões flores, relva, borboletas, pequenas joaninhas e outros desenhos que achamos simpáticos para ajudar o feijão a crescer.

O próximo passo foi molhar o nosso algodão branco e fofinho numa tijela com água e retirar o excesso para que só ficasse húmido. O algodão vai receber o nosso feijão e "fazer de conta" que é a terra que o vai ajudar a germinar.

O momento em que fizémos uma caminha para o nosso feijão ficar aconchegado durante os próximos tempos foi muito do nosso agrado, porque com todo o cuidado o envolvemos em algodão molhado, deixando um espaço aberto para que ele pudesse começar a espreitar e crescer!


O Kélcio até lhe cantou uma canção de embalar!

São horas de deixar os nossos feijões descansar... Bebam muita água e aproveitem a luz do sol que entra pelas janelas da nossa sala! São essenciais para crescerem!



Alguns dos nossos boiões desenhados e pintados por nós. Gostam?

Agora Todos à luz do sol!

3 comentários:

Xinha disse...

Que lindos que ficaram os vossos boiões...só um pequeno detalhe...

Não foram reaproveitados, foram mesmo roubados porque eram meus!!!

Quero os meus boiões de volta e agora muito mais bonitos com os vossos desenhos e já agora com as plantinhas dos feijões...lolol

sara disse...

Foram reaproveitados sim, porque foi a minha Mafalda que nos trouxe e só fomos buscar uns 3 ou 4 à tua sala. Aliás já lá estavam porque a minha Lúcia vos deu...lol

Xinha disse...

É preciso ter-se descaramento...
...e as frutas todas que eu tive de comer para ter os boiões...Lolol
Além disso se nos deram...
...quem dá e tira...
Além disso se essa Mafalda é tua ou minha ainda é um caso a ver...
Eu acho que ela é mais dos pais dela! Lolol

E nós também não precisamos desses feijões que nem são mágicos...